Assim como no processo de reforma o gerenciamento também é amparado por um projeto. Tanto a execução quanto os projetos são amparados por uma ART (Anotação de responsabilidade técnica). A execução de uma obra opera geralmente em dois modelos principais (Administração ou Empreitada).
Valor pago para administrar a obra de forma que os honorários da empresa/profissional são baseados em um percentual do orçamento da obra ou um valor combinado por mês. O profissional técnico não assume riscos com o orçamento, pois o cliente que é responsável pela compra do material e pagamento da mão de obra.
A empreitada parcial consiste na determinação de um valor fixo para mão de obra para realização de determinado serviço por parte do profissional técnico e/ou empresa. O cliente se responsabiliza pela compra de materiais e pode também se responsabilizar pela compra de ferramentas e aluguel de equipamentos (isso precisa ser acordado).
O cliente pode optar pelo profissional/empresa ter responsalidade pelo material que é escolhido na obra. Sendo assim, o profissional/empresa deve sempre conferir a qualidade desse de forma que haja uma cobrança pela avaliação da qualidade e administração desse. Sendo assim a empresa ganha não apenas pela determinação de um preço fixo para realização do serviço como também de forma pontual (geralmente por percetual) por todo material utilizado desde o início até a entrega da obra.
© 2020 Todos os direitos reservados